30 de agosto de 2008

Fecho para balanço.

2008.08.30

Acaba-se Agosto e a pequena e pacata Ilha de Santa Maria fecha para balanço. Desde quarta-feira, depois da largada do navio da carreira social, nota-se uma calmia fora do comum.
A partir de amanhã, a Ilha volta ao seu ritmo perfeito. Por aqui a agricultura resume-se, praticamente à produção de gado vacum para abate, a meloa é residual e não se auguram bons dias para esse tipo de produção que já tem grande concorrência dos produtores de São Miguel, seu principal mercado.
Os agricultores, produtores de carne, enfrentam a seca costumeira, com a esperança de que Setembro traga umas orvalhadas e o Outubro não seja tão rigoroso como o do ano passado. Preparam-se as adubações de outono e espera-se que o mercado internacional reaja positivamente à escassez de carne da América do Sul. Por lá, grande parte dos produtores de carne, viraram-se para a cerealicultora. Numa primeira fase, por via da grande oferta, quase “dumping”a carne baixou no mercado internacional a par de uma subida dos cereais. Passamos a vender mais barato o nosso produto e a pagar mais pelos factores de produção. Numa segunda fase, iremos ter factores de produção (cereal) mais baratos e o preço do produto final mais elevado. Parece um contra censo, mas é mesmo assim, quando gastamos menos é quando vendemos melhor, quando mais precisamos de recursos é quando vendemos pior. Há que fazer como a formiga, numa Região de cigarras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue