10 de novembro de 2009

Só podia ser mesmo de esquerda.

Eu sei que ando atrasado alguns dias. Contudo não posso deixar de me referir a esta pérola do Alexandre Pascoal.
Caríssimo Alexandre, é precisamente por causa dessas prespectivas maniqueistas que a cultura Açoriana está no lastimável estado em que está. Talvez, se assim o entendes, é precisamente por ser de esquerda que essa política, ao longo dos anos, deu o deplorável resultado que deu. Politicas culturais socialistas e paternalistas no tempo dos governos do PSD e do comunismo católico do Dr. Mota Amaral, politicas igualmente socialistas e paternalistas no tempo do socialismo agnóstico de Cesar & Ciª ldª
Já agora, essas bolsas que enalteces, são de um miserabilismo tal que até mete nojo. Gostava bem de ver se fosse uma medida de outro partido e tu fosses ainda um simples promotor cultural. O que não dirias, para além do que escreverias.
Por mim não havia nem bolsas nem sequer subsidios. A criação artistica e cultural tem que, de uma vez por todas, deixar de ser um negócio, uma espécie de RSI para intelectuais.
Criar, seja nas artes plásticas, na música ou na literatura é um processo egoista e tem que continuar a ser, sob pena da virmos a assistir a uma globalização da cultura.
Ao contrário do que a maioria dos pseudo cosmopolitas que vós (pseuso intelectuais de erquerda) sois, Eu acho que deve haver uma música açoriana, uma literatura açoriana, uma pintura açoriana e que isto não seja uma espécie de segunda edição da visão neo-darwinista de Vitorino Nemésio. Não é a Ilha a lava e a gaivota que determinam a minha escrita, sou eu que o faço, sem determinismos históricos ou geográficos mas sem renegar a origem do meu saber. Sem peias, sem subsidios, livre de ser e pensar, livre de expressar o meu sentir.

Sem comentários:

Arquivo do blogue