24 de junho de 2006

A cereja em cima do bolo.


N/M Ilha Azul, original carregado por foguetabraze1.

Às 19h e 10m de hoje, com cerca de 1hora e 50minutos de atraso em relação ao previsto, o primeiro cabo de amarração do N/M "Ilha Azul", de bandeira Portuguesa do registo de mar da madeira atracou no cais comercial do porto de Vila do Porto na Ilha de Santa Maria. Tudo normal, até o atraso de 40 minutos é perfeitamente desculpável atendendo á inexperiência da empresa nesta operação.
Escandaloso mesmo é o facto desta operação, pelo menos nos próximos dois anos se ir fazer no cais comercial de Vila do Porto.
O governo regional, através da secretaria da economia e da APISM SA, construiu há 4 anos um cais para ferries no porto de Vila do Porto cujos contornos já deveriam ter levado à demissão para não dizer à cadeia os seus principais responsáveis. Na verdade foram gastos milhões de euros naquela infra-estrutura com consequências desastrosas. A alteração do projecto de um cais sobre pilares que permitiria o mar quebrar por baixo, para um cais maciço, provocou uma ondulação dentro da baia que tornou a operacionalidade do porto muito reduzida. O Sr. Arménio Parece, que sabe muito mais disso do que toda a outra gente junta, avisou mas não lhe deram ouvidos e ainda falaram mal do Homem.
A obra foi de tal forma prejudicial para o Porto que, agora, vão desmanchar a parte de dentro do cais Ro/Ro, tornando-o inoperacional para implantar no seu lugar um quebra-mar a ver se melhora a situação.
Ou seja, gastou-se há 4 anos uma pipa de massa dos nossos impostos numa obra absolutamente desnecessária e a prova está à vista.
Senhor secretário da economia, tenha a honradez de se demitir se é que ainda lhe resta alguma honra.

PS: A caminho vem uma marina, também para dentro do mesmo porto. Os entendidos dizem que vai melhorar em termos de ondulação, eu não acredito que melhore mas também sei que piorar não vai. Mas há uma coisa em que piora certamente, é o espaço de manobra dos navios de carga e de passageiros já que o pontão de protecção fica mesmo em cima da ponta do Caís Ferrie bem dentro da baía.

Sem comentários:

Arquivo do blogue