19 de fevereiro de 2006

Furnas a "Suisse Valley"?


Tinha estado, uma boa parte da manhã, a discutir com o Pedro Borges e o Alexandre Pascoal, essa incompreensível tendência que algumas figuras da historiografia recente dos Açores têm em classificar o Vale das Furnas como uma espécie de Suisse Valley.
Se fechar os olhos e tentar lembrar-me dos recantos dos Val-DE-Ruz ou dos arredores da cidade de Neuchâtel, não será difícil encontrar parecenças com os panoramas que aqui vos mostro. O tunel da Ribeira Quente poderia ser o de um qualquer funicular das montanhas de Watch Valley.

Este recanto da lagoa das Furnas, mesmo sem o Challet Canto à vista, poderia ser num qualquer recanto do Lago de Genebra (Léman). Contudo, a paisagem rústica dos pequenos Cantões Suiços, caracteriza-se pela levesa das agreções urbanas, bem como por uma certa harmonia e equilíbrio agro-silvo-pastoril. Por cá, as coisas começam a ficar perigosas. As desarmonias são voluntárias, compulsivas e constantes, as agressões humanas ao meio natural são escandalosas, a pastorícia destroi e "seca" as actividades agrícola e silvícola que tendem a ficar relegadas, a primeira para pequenas zonas próximas dos mercados abastecedores dos centros urbanos mais populosos e a segunda às zonas de difícil acessibilidade.

Porque será que temos sempre tendência a comparar-nos com outros lugares do Mundo mas somos incapazes de copiar as suas atitudes?

Sem comentários:

Arquivo do blogue