14 de fevereiro de 2006

"Basta!"

Há dias, o Tozé escrevia assim, sobre as casas de alterne e os emigrantes ilegais. Resolvi continuar o debate aqui, sob a forma de post por achar que o assunto e o autor merecem.
É claro que a questão aqui não é só uma questão de estrangeiros e fronteiras e essa até (na minha opinião) nem é questão mais importante. Contudo, acredito que um bom trabalho do SEF, tem um efeito dissuasor junto dos "traficantes" de seres humanos e junto dos empresários "receptadores". Por outro lado, além da preocupante situação da exploração da mão-de-obra ilegal e da situação de precariedade em que essas pessoas vivem, há que ter a noção que, muitas delas, estão de livre e espontânea vontade, a trabalhar em Portugal, nessas casas e até nas obras porque a situação de precariedade e exploração que vivem na Europa é, apesar de tudo, uma espécie de oásis se comparado com o imenso deserto que são os seus países de origem. Essa situação, complica o nosso trabalho, bastante. É óbvio que isso não desculpa os empresários (traficantes) pouco escrupulosos que os/as exploram, nem sequer amolece as nossas consciências, pelo contrário, deve espevitá-las mais ainda.
Este não é um assunto encerrado, é daqueles que, na minha opinião, deverá ser debatido com permanente acutilância no seio da sociedade Açoriana e porque não começar pela Blogoesfera?

Sem comentários:

Arquivo do blogue