28 de junho de 2005

"Portas do Mar"

Retomo a polémica obra das "Portas do Mar". Não é ainda altura de esgrimir os mais fortes argumentos. Por serem tão formes exigem um estudo bem aprofundado. Vamos, por isso, aos de caracter mais leve.
Alguns dos nossos melhores crânios estão embevecidos com a obra das "Portas do Mar". "Obra de Regime" dizem outros. Sem dúvida.
Um dos argumentos esgrimidos recorrentemente pelos defensores do projecto, assenta no facto do mesmo ser da autoria do Arquitecto Manuel Salgado. Este é sem dúvida um garante de arquitectura de qualidade, não fosse ele um dos melhores arquitectos portugueses do momento. Mas não é bastante.
Na verdade, lembro os mais distraídos que também foi Manuel Salgado o autor do projecto de recuperação do Teatro Micaelense (Arquitecto do regime?) e que a obra final foi bem diferente do inicialmente projectado. Estaremos perante mais um embuste?
Há uns meses atrás os arquitectos dos Açores foram alvo de rasgados elogios por parte de colegas continentais. Houve mesmo quem dissesse que era nos Açores que se estava a fazer a melhor arquitectura contemporânea, admito. Mas então porque razão o Governo regional dos Açores não recorre a essa plêiade de bons arquitectos açorianos para os seus mais emblemáticos projectos?
É a confirmação do tal ditado que "santos de casa não fazem milagres".

Sem comentários:

Arquivo do blogue