17 de junho de 2005

Portas do Mar

Acerca do projecto das Portas do Mar eu ficava contente com meia dúzia de respostas convincentes a mais dúzia de perguntas pertinentes:
1- Como é que o Sr. Secretário da Economia prevê recuperar os 45.000.000 de euros deste investimento?
2- Quantos navios de cruzeiro esperam escalem Ponta Delgada por ano?
3- Como vão arranjar dinheiro e argumentos para fazer um novo porto comercial de Ponta Delgada depois de gastar estes 45 milhões neste projecto?
4- Como se vai resolver o problema do trânsito na Litoral de Ponta Delgada durante as obras?
5- Como se vai resolver o problema do trânsito na Litoral de Ponta Delgada depois deste projecto estar concluído e em dia de "vapor"?
6- Como vão resolver os problemas dos serviços portuários de apoio a estas embarcações? Duplicando custos e meios? Ou fazendo circular estes meios entre o actual porto e as pomposamente chamadas "Portas do Mar"?


Tenho pena, vergonha até de viver numa Região que até há bem pouco tempo era um bom exemplo de bom-senso e onde os governantes se preocupavam mais com a nossa qualidade de vida do que em deixar obras de regime com placas com o seu nome. Estamos a caminhar para a "Jardinização" dos Açores, até César depois de anunciar que saia, já recuou e voltou, esta semana, a dizer que enquanto achar que está a ser útil aos Açores ficará. João Jardim não diria melhor.

Uma última nota. O projecto até é interessante do ponto de vista estético, Manuel Salgado é um dos melhores Arquitectos Portugueses, mas estamos a falar de um Elefante Branco, não é por existir um cais de cruzeiros que vão vir mais navios aos Açores. Marselha, recebe dezenas de navios de cruzeiro por mês que traçam entre os porta-contentores, Civitavechia, porto que serve Roma, idem, Barcelona , Lisboa, Fort-Lauderdale, New York e muitos outros exemplos que eu poderia aqui deixar. E olhem que sei do que falo porque para além da minha vida empresarial ser toda ela ligada à actividade marítima e portuária, sou um grande fã das férias de cruzeiro, já levo cinco cruzeiros feitos, 3 na América e Caraíbas e 2 no Mediterrâneo e mais um programado para Setembro. Conheço as companhias, as rotas, os navios os portos as gentes e os hábitos deste tipo de turista. Estou seguro de que os técnicos da Secretaria da Economia saberão muito menos, mas muito menos mesmo, saberão o conto do vigário que lhes contam os operadores turísticos locais com interesse nesta actividade (um só) e saberão o que lhes diz Manuel Salgado, que se está "cagando" para a qualidade de vida dos Açorianos e para o desenvolvimento económico mas saberá bem, inventar argumentos para levar a sua obra por diante.
Desculpem-me a arrogância mas estão a atirar-nos areia para os olhos porque querem deixar o seu nome ligado à cidade. São todos diferentes são todos iguais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue