24 de setembro de 2004

Fundo da demagogia

Fundo de Coesão garantirá crescimento harmonioso dos Açores
Garantir mais investimento público para as ilhas mais pequenas é a pretensão de Carlos César ao anunciar a criação de um Fundo de Coesão.

Esta é a mais nova criação demagógica do Presidente do Governo Regional dos Açores em campanha eleitoral. Um fundo de coesão para garantir o "desenvolvimento harmonioso da Região". Em, primeiro lugar, este conceito, já roçado, gasto, roto mesmo, lançado nos Açores nos tempos áureos da governação Amaralista, não só não fazia sentido no tempo como ainda mais deixou de fazer sentido hoje. Não será o próprio orçamento regional uma espécie de fundo de coesão? Não será o sistema eleitoral uma espécie de garante deste fundo de coesão?
Atenção! Atenção eleitores das Ilhas maiores, estes Senhores querem levar o dinheirinho todo para as Ilhas mais pequenas, onde o mercado não é capaz de gerar investimento privado. Atenção Senhores eleitores de São Miguel e Terceira, preparem-se para quatro anos de mais miséria, sem estradas, sem portos, sem reparações de grande vulto. Este Governo prepara-se para, se ganhar as eleições, abandonar São Miguel e a Terceira.
As nossas Ilhas são como um comboio, têm uma locomotiva e mais oito carruagens, umas mais leves do que outras, umas mais modernas do que outras. Se insistirmos nesta idiotice de investir predominantemente nas carruagens, elas vão ficando cada vez mais luxuosas, mais pesadas e vamos indirectamente enfraquecendo a locomotiva. Isto é o que tem sido feito nos últimos 30 anos e não fora a iniciativa privada, em São Miguel, mercê do mercado existente, a fazer qualquer coisa de novo e estaríamos quase no ponto em que estávamos nos primeiros anos da década de 90 do século passado. Era bom saber, talvez o André B. e o Guilherme Marinho possam ajudar, qual o investimento público, per capita efectuado em cada Ilhas dos Açores nos últimos anos. Era bom saber, a evolução do PIB per capita em cada uma das Ilhas onde este investimento foi mais elevado, para concluirmos finalmente onde e quando se deve investir. Eu suspeito que sei a resposta mas como não tenho a certeza não me adianto.

Arquivo do blogue