8 de agosto de 2009

Actual desde 2005.

Deixo-vos aqui um pedaço do texto que escrevi em Agosto de 2005 para a desaparecida revista FACTOS e que pode ser lido na íntegra aqui.
A actualidade é assustadora, mudem-se, apenas, alguns nomes e a coisa fica tão actual como são a trapalhadas do Alexandre Pascoal na sua ânsia quase pornográfica de ser mais papista do que o Papa.
(...)
Nestas Ilhas de Nosso Senhor Jesus Cristo, a silly season começa mais cedo. Passado que é o Domingo de Páscoa, entramos nos preparativos para a primeira dominga e com Espírito Santo, toiros, o Senhor Santo Cristo e uma parafernália de artistas populares, até nos esquecemos do défice, dos 2% a mais no IVA, do aumentos das prestações da casa e do carro, do congelamento do salário e lá vamos cantando e rindo a fingir que tudo vai bem. Em ano de eleições a "estação tontinha" enche-se de eventos tontinhos e desnecessários, a cultura serve de desculpa e argumento para erguer um palco em qualquer lugar e contratar uma qualquer vedeta da música pimba para animar meia dúzia de horas e de outras tantas cervejas os tontinhos que vão ser sábios na hora do voto.
De arraial em arraial, de município em município, uns mais falidos outros menos falidos mas todos falidos, não faltarão copos e petiscos, afinal falamos do Povo, deste povo ao qual nos orgulhamos de pertencer e para manter esse povo bem caladinho não há nada como seguir os ensinamentos que nos vêem da antiga Roma. Pão e Circo ou melhor
panem et circensis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue