10 de agosto de 2007

Sociedade liberal

Capitalismo na China
Em relação ao
capitalismo na China deve-se ter em conta que a civilização chinesa é a mais antiga do mundo, que os valores que se desenvolveram ao longo dos séculos são intrinsecamente capitalistas e liberais e que o comunismo é um breve interregno sem a mínima importância. Do ponto de vista liberal, é mais relevante que um país tenha uma sociedade liberal do que um governo liberal. Os governos podem ser mudados, as sociedades não.

Cada vez é mais difícil discordar do João Miranda. O post acima transcrito sobre o capitalismo na China é de uma simplicidade e, ao mesmo tempo, de uma abrangência tais que diz quase tudo sobre quase tudo.
Afinal o que é que falta ao nosso País para ser mais rico, mais livre, mais limpo, mais ordeiro, mais e mais e mais como a gente gostava que ele fosse. Falta quase tudo. Falta o factor humano, a tradição de ser limpo, ordeiro, trabalhador, empenhado, livre. Uma sociedade habituada a deitar o lixo na rua, estacionar nos passeios, não cumprir leis, à subserviência, ao autoritarismo, à omnipresença do Estado regulador, à Senhora de Fátima, ao Fado, ao há-de ser o que Deus quiser, não muda assim só porque a gente quer.

Sem comentários:

Arquivo do blogue