20 de agosto de 2007

Pedestrianismo em Stª Maria

Pico Alto-Stª Maria-Açores
O pedestrianismo é uma actividade em grande expansão. O turista pedestrianista percorre longas distância em busca de um lugar, uma especificidade, uma paisagem estranha, um monumento natural ou até mesmo uma paisagem humanizadas esdruxula. Nos últimos anos, devido ao trabalho efectuado pela Associação Amigos dos Açores, em São Miguel, é comum encontrar gente nos mais remotos lugares, caminhando, observando, fotografando.
A Ecoteca de Vila do Porto tem promovido, durante este mês de Agosto, um série de passeios, por trilhos recomendados e não só, à volta da Ilha. O objectivo é dar a conhecer a flora e fauna das nossas Ilhas e, penso eu, acima de tudo sensibilizar as pessoas para as questões ambientais. Eis um trabalho que importa realçar, acarinhar, incentivar. Esse trabalho é coordenado por uma técnica de animação social que, ao que me foi dado saber, estudou bastante as matérias relacionadas com o meio ambiente, a avifauna e a flora endémica e ornamental. Conto juntar-me a eles na próxima Sexta-feira para mais um passeio. Desta feita foi escolhida a Zona Figueiral/Prainha. Penso que terá inicio no Monumento Natural Regional da Pedreira do Campo, onde podem ser observadas algumas formações rochosas em forma de almofada e fosseis marinhos a mais de 100 m de altitude.Forno da Cal Mais abaixo passaremos pelas Grutas da Cal, grutas esculpidas na montanha de onde era retirada pedra para um forno de cal ali construído. Seguiremos pela linha da costa sul da Ilha, Ponta de Malbuscaabaixo do Pico do Facho, até à Prainha, perto já da Paria Formosa. È uma zona de pastagem natural onde podem ser encontradas algumas plantas endémicas, principalmente Faias que nesta altura estão carregadas de bagas. Aqui chamam-lhes Fainhos no Nordeste chamamos-lhes Amoras de Faia. As daqui são grandes e excepcionalmente doces.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Antes de mais, dou-lhe os parabéns pelo blog. Rico em conhecimentos, expostos de uma forma bastante prática.
Escrevo-lhe porque estive no ano passado em Santa Maria e devo confessar que fiquei maravilhado com a ilha. Tanto, que tenciono voltar este ano. Fiquei contudo curioso com a sua descrição das grutas da cal. Perguntava-lhe se me consegui fornecer as coordenadas ou localização exacta do sitio, para que eu consiga visitá-las da próxima vez que lá for.
Agradeço a atenção

Melhores cumprimentos,

Hugo Ribeiro
(hugovribeiro@hotmail.com)

Arquivo do blogue