26 de junho de 2007

Souto Moura e o óbvio

A Câmara Municipal da Ribeira Grande contratou por meio milhão de euros (cem mil contos de reis) o arquitecto Eduardo Souto de Moura para fazer o projecto de requalificação urbana do centro histórico da cidade.
Importa dizer, antes do mais, que a Cidade da Ribeira Grande é, das cidades dos Açores a que se encontra em melhor estado de preservação, já que Angra, sendo indiscutivelmente a mais bonita e harmoniosa, foi restaurada e reconstruída nas décadas de 80 e 90 do século XX.
A falta de cultura, para não dizer claramente a “labreguice” do executivo camarário leva a que aqueles edis, paguem com o nosso dinheirinho, projectos e estudos que os colocam, à vista dos mais incautos cidadãos, na lista das pessoas cultas e de bem.
Contudo, felizmente, há sempre cidadãos mais avisados que não se deixam embarcar nessas conversas e manobras propagandísticas.
Numa assentada, Ricardo Silva e o seu “bando” de lacaios, adjudicaram, por uma fortuna, um estudo a Souto Moura para este vir dizer o que a gente toda já sabia. Retirar uns cabos de umas fachadas e mais uns reclamos luminosos e pronto. Já está, dá cá 500 mil dele.
Na mesma altura comprou um carro para uso do gabinete do Presidente alegando que o velho tinha elevados custos de manutenção. Posteriormente, veio a verificar-se que não havia facturas de manutenção da referida viatura. Mas para se pavonear de carrinho novo, lá foi a Câmara ao nosso bolsinho, cada vez mais espoliado.
Tudo isso seria grave, mas não seria tão grave se a Câmara tivesse dinheiro para distribuir contentores para o lixo doméstico, para a recolha selectiva, para recolha normal e para mandar reparar as viaturas da recolha de detritos domésticos que é feita apenas 3 dias por semana porque as viaturas estão avariadas e não há verba para as reparar.
Mas, o que interessa é a propaganda. Não é?
Propaganda essa que continua a ser feita pelo Governo Regional e pelas suas bem mandadas figurinhas ridículas.
Por exemplo, a inauguração da nova sede da Sociedade Anónima IROA, foi integrada no programa oficial das festas do Concelho da Ribeira Grande. Assim, há mais coisas para encher chouriços e lá estará o pior Presidente que o IROA teve, agora Presidente de Câmara, ao lado da figurinha "tachista" do Dr. André Viveiros e do secretário Noé, todos com a bênção desse grande estadista que dá perlo nome de Carlos César.
O Povo aplaude, vota e gosta.
Pois Alevá.

Sem comentários:

Arquivo do blogue