24 de dezembro de 2005

Turismo nas Ilhas da Coesão

O conceito de "Ilhas da Coesão" lançado em Abril deste ano pelo Executivo de Carlos César, encerra vários princípios plenos de bonomia. Contudo, em Ilhas onde o tecido empresarial é pobre em recursos financeiros e humanos, não basta criar incentivos pecuniários. Na verdade, para que a bonomia destas medidas seja materializada em obra, era necessário que o tecido empresarial tivesse acesso a capitais próprios ou a crédito. Isso, todos sabemos, nas Ilhas ditas da coesão, é uma miragem. Haverá quem invista, acredito, mas também sei que os que o vão fazer ou são os que não precisam ou os loucos que vão no caminho do abismo, uns por ignorância outros pela estratégia da fuga em frente.
Nesta Ilha de Gonçalo Velho, de onde vos escrevo, o turismo de natureza, nomeadamente o pedesstrianismo, tem um potencial enorme a ser explorado.

Pico do facho Este
Hoje, bem pela fresca e sozinho com os meus botões, fiz mais uma incursão por um dos possíveis trilhos existentes na Ilha. Um passeio circular, como é conveniente quando se vai sozinho, com inicio junto ao tanque de abastecimento de água à lavoura, na encosta leste do Pico do Facho, descida pela encosta até ao cimo do caminho do Calhau da Roupa passando pelo Parque Eólico e regresso pelo caminho a poente do referido Pico do Facho.
Sol nascente
Desde veredas desaproveitadas, a lixo abandonado, passando pelo lamentável estado em que se apresentam as unidades industriais que ali estão, e bem, instaladas, vi um pouco de tudo. É um passeio que vale a pena marcar, limpar os trilhos e divulgar.
Com o desenvolvimento que se espera que o turismo venha a ter nesta Ilha, o pedestrianismo pode bem ser uma importante componente de entretenimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue