31 de dezembro de 2005

"O Menino mija?"

As "mijinhas", são, de facto, uma instituição intocável, uma tradição do património etnográfico dos Açores como disse e bem o Carlos Alberto (Migachas) Pereira num comentário do post anterior. Qualquer dia, alguém lembra-se de pedir um subsídio à Direcção Regional da Cultura para organizar uma mijinha? Qual seria o espanto? Se já deram subsídios para comprar fatos de Luzes para supostos novilheiros e bandarilheiros - uma tradição de menos de 100 anos nas nossas Ilhas - porque não ajudar a manter a tradição do Menino mija? Obviamente, este reparo, não passa de simples "reinação".
A célebre pergunta "o menino mija?", que na maior parte das lhas dos Açores, quer apenas aferir se se bebe alguma coisa naquela casa - normalmente um licor típico da quadra como são o de tangerina e o de leite - assume, em Santa Maria, maior dimensão. Na verdade, desde que para cá venho há quase 20 anos, aprendi um novo significado para as "mijinhas". Reúnem-se em casa de uns e outros, graúdos e miúdos, ao longo de toda a semana que vai do Natal ao ano novo, numa espécie de jantares sem grandes preocupações formais. Uns queijos, pão, chouriço e muito vinho e cerveja, sumos e água para os miúdos e ali se passam umas horas à volta de velhas histórias de lobos-do-mar, de pescarias malditas, de aventuras mirabolantes. A chiada, lá fora, indicia a boa forma física e a alegria da pequenada. Há dias em que temos que nos desdobrar para cumprir os calendário "mijadeiro", foi o caso do dia de Quarta-feira que saímos a correr de casa do Henrique Botelho, em São Lourenço, com o bucho cheio de iguarias e alguns Pakreoflat, para irmos para casa da Bela e do Luís Mesquita acabar a noite. É obvio que aquela "mija" que dá mais gozo é a de casa da Eunice e do Henrique Amaral Nunes, é que dada a "forretice" do anfitrião, dar-lhe despesa é um prazer dos diabos, ainda por cima a dona da casa é uma exímia cozinheira.
Ode ao Deus Baco
Ontem, a mija foi em casa da Cristina e do Ricardo Mont'Alverne, que quizeram abrir as portas à sua nova casa da Praia. A Cristina é mulher precavida e preocupada com os sesu convidados. Por isso, da ementa, para espanto dos comensais, fazia parte uma caixa dos providenciais Pankreoflat.
Pankreoflat
É caso para dizer que foi dia para comer e "Pankreoflatar" por mais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue