“Dizer que a Região está melhor” com a coligação
“é discurso da maior irresponsabilidade”
O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, criticou, esta terça-feira, o Presidente do Governo Regional de coligação por afirmar que a Região está melhor hoje do que no tempo das governações socialistas, lamentando que José Manuel Bolieiro tenha agora “o mesmo estilo de discurso cor-de-rosa que tanto os partidos da coligação criticaram no passado”.
Num debate parlamentar sobre “O estado da Região”, Nuno Barata ouviu o Presidente do Governo de maioria PSD/CDS/PPM afirmar que a situação social, económica e política da Região está hoje melhor do que antes de 2020, o que o fez adjetivar tal intervenção como “discurso da maior irresponsabilidade”.
“A dívida pública está acima dos 3,4 mil milhões, pela primeira vez na história da Autonomia; queremos que a República pague a saúde e a educação na Região; assumimos encargos da dívida pública que, se não existissem, dariam para resolver os enormes problemas de falta de manutenção de infraestruturas públicas; continuamos a ter uma companhia aérea que é um case- study, pois quanto mais voa, mais passageiros transporta e mais recordes operacionais bate, mais prejuízos acumula”, enumerou o Deputado liberal.
Mas, prosseguiu Barata, existem outros indicadores que levam a que a IL entenda como irresponsável dizer que hoje se está melhor nos Açores: “Em 5 anos não conseguimos melhorar, antes piorar, o sistema de transporte marítimo de mercadorias de e para os Açores; temos clubes desportivos a fechar portas por falta de pagamento dos apoios públicos; temos empresas públicas falidas e que continuam apenas a servir clientelas político-partidárias; temos agentes culturais que desesperam por respostas governativas para avançar com o desenvolvimento dos seus projetos”.
Os liberais encontram ainda outras situações que justificam as críticas à governação regional de coligação: “Temos agricultores e pescadores que não sabem para onde se virar; temos escolas que não veem um balde de tinta há anos; serviços de saúde que não dão resposta, apesar do aumento estatístico dos números; os pobres acumulam-se pelas soletas das portas da classe média falida e/ou remediada e os toxicodependentes pululam como erva daninha por entre as pedras da calçada das nossas terras”.
Depois de ter sido criticado por não falar no Parlamento há mais de 6 meses, o Presidente do Governo interveio para considerar que hoje a Região está melhor. Nuno Barata considera irresponsável este discurso e acabou mesmo por dizer a Bolieiro: “Se era para ter vindo aqui propalar o mesmo estilo de discurso cor-de-rosa que tanto os partidos da coligação criticaram no passado, mais-valia, Sr. Presidente, ter continuado sem cá vir”.
Açores, 08 de julho de 2025
Sem comentários:
Enviar um comentário