2 de outubro de 2019

Vergonha


Vergonha alheia é o que sinto pela incompetência e desonestidade intelectual de muitos agentes políticos. O Liceu de Ponta Delgada, a escola do meu Avô, do meu Pai, a minha escola e de muitos milhares de Açorianos, está instalado há quase um século num dos mais belos edifícios da Cidade de Ponta Delgada a tal que, nem por nada, pode ser capital seja do que for. Esse edifício algumas das mais belas salas dos Açores em risco de colapso e se perderem. A incompetência e a falta de lastro de quem nos governa trouxe-nos a este ponto quase sem retorno. Um ponto em que o custo de recuperação pode ser muitíssimo superior ao custo que teria tido a manutenção atempada e convenientemente feita. Falta lastro, saber, falta muita coisa a quem nos governa e falta, essencialmente, açorianidade, mas acima de tudo falta que essa gente tenha respeito por São Miguel e pelos micaelenses na cultura é preciso gente que pense mais além do que o Alto das Covas. Na educação, o que esperar de alguém que nasceu já na democracia e para lá do sol nascente? Falta coragem, sim, e falta pensamento nos Açores.


In Jornal Açoriano Oriental edição de 01 de Outubro de 2019

1 comentário:

Açor disse...

Caro Barata.
O que diz em relação ao liceu podia se estender a uma serie de outros edifícios, mas para além do edifício a ou b é uma visão sobre o que é cultura que tem abastradado a realidade Açoriana para Além da Micalense e de pouco vale pensar que isto é fruto da idade ou do nascer pós 25 de Abril isto é sim fruto duma voragem capitalista e corruptiva que ganhou raizes nos Açores em Portugal e no Mundo.
A plena destruição da traça quinhentista e seiscentista da cidade de Ponta Delgada não foi só dos governos de Mota Amaral e de Carlos Cesar, mas é mais grave nestes onde a democracia devia servir para corrigir esta visão tacanha, mas em vez disso a cidade nada disse e apesar da Universidade as vozes calaram-se e sem intelectualidade participativa o camartelo deitou a baixo e não cuidou da arquitectura histórica da cidade.
Açor.

Arquivo do blogue