22 de outubro de 2018

Orçamento para ano de eleições



Em 2019 vamos a votos duas vezes. É verdade vamos escolher os nossos representantes no Parlamento Europeu e vamos escolher os Deputados que irão representar os Açorianos na Assembleia da República. Se faltasse alguma justificação para as normas e intenções plasmadas na proposta do orçamento de estado para 2019 estes dois atos eleitorais, num só ano, serviriam bastante para o fazer.
Há um indício de eleitoralismo nesta proposta de orçamento de Estado para 2019. Aliás há vários. Mas, o primeiro e mais relevante nem sequer está plasmado no seu articulado. O indicio maior e mais claro de eleitoralismo da proposta de Orçamento de Estado que agora se discute reside no fato de Mário Centeno ter começado por apresenta-lo dizendo que este “não é  um orçamento eleitoralista”.

Mas há mais. Centeno e Sérgio Ávila foram logo enchendo a boca com o aumento das transferências do Estado para a Região como se de benesses se tratasse. Na verdade, esse aumento de transferências decorre tão só da aplicação da lei de financiamento das Regiões Autónomas, Lei Orgânica 2/2013 de 2 de setembro, nomeadamente do seu artigo 48º que como se sabe, tem por base a despesa corrente do Estado no ano anterior. Quer isso dizer que o aumento das transferências para a Região Autónoma dos Açores em cumprimento do dever de solidariedade nacional decorre do aumento da despesa corrente no orçamento o Estado de 2017 e não da boa ou má vontade de quem governa por lá ou por cá.
Ficamos também a saber que o Governo e o Partido Socialista querem promover o aumento da pista do Aeroporto da Horta mesmo que isso implique um atentado ambiental com a destruição de dois monumentos naturais e mais um outro atentado económico que é construir mais um “Elefante-branco”. É que ainda temos poucos. Depois admiram-se do Pico crescer e o Faial definhar. Enchem a boca com a palavra sustentabilidade ao mesmo tempo que untam as mãos com o cheiro do alcatrão.

Na verdade, os anos de eleições são os anos de todas as promessas. Ora vejamos um caso prático em sede de Orçamento de Estado para 2019. A páginas tantas, o Estado e a Região perderam-se de preocupações com a gente que estava habituada a vidinhas fáceis à conta dos “Amercanes” na Ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo e toca de,  em ano de eleições regionais, que foi o de 2016, assinar uma Declaração Conjunta aproveitando a Visita Oficial que o Primeiro-ministro, confundido com o cargo de Secretário-geral do PS, fez aos Açores para lançar as bases da pré-campanha do seu partido. Andava por cá a peregrina Assunção Cristas a rezar ao Senhor Santo Cristo que lhe fizesse um milagre de arranjar um candidato que não servisse os intentos e ambições dos micaelenses mas que sossegasse as hostes vindas da Ilha dos Capitães Generais contra um perigoso revolucionário nacionalista, tido como amigo da esquerda socialista.

Passaram alguns anos, 3 anos quase, e eis que o orçamento de estado volta a falar da intenção de revitalizar a economia da Ilha Terceira. Quase 3 anos depois e de novo em período pré-eleitoral. Dizem que em politica não há coincidências eu também acho, até porque: “à mulher de César (o imperador de Roma) não basta ser séria tem de parecê-lo”. Fogo vos abrase na fogueira da demagogia que nós por cá vamos ardendo já na da fome e da letargia.

Ponta Delgada, 19 de Outubro de 2018

Sem comentários:

Arquivo do blogue