18 de dezembro de 2010

Sempre em frente para o abismo.

É óbvio que o facto do PSD não querer tirar do texto constitucional a frase “caminhar para o socialismo”a mim não me surpreende embora me entristeça. Eu costumo dizer aos meus amigos do PSD que são de direita e que falam como se fossem de direita, que eles estão no partido errado. Por vezes acredito que, de facto, o PSD é um partido mais à direita do que o PS, por outras fico com a sensação de que tinha toda a razão quando nos anos 80 e 90 do século passado dizia que o regime do PSD nos Açores e na república  era uma espécie de comunismo católico do Dr. Mota Amaral e do Professor Cavaco.
Na verdade, a única evolução foi no sentido das privatizações de alguns serviços mas sempre em regimes de monopólio e com acções douradas. Além disso essas privatizações não foram feitas por crença política mas por necessidade orçamental.
Leia-se, obrigatoriamente o seguinte texto do Duarte Calvão no Corta-fitas.
Sempre "a caminho do socialismo"

6 comentários:

Anónimo disse...

"um “caminho” que os portugueses têm rejeitado absolutamente nas dezenas de eleições dos últimos 35 anos."
Como ? Importa-se de repetir ? Mas os portugueses não têm votado sempre em partidos e programas eleitorais socialistas nos últimos 36 anos ?

Os portugueses querem é chucha, incluindo os de «direita» disse...

Este último comentador tem razão.

A Constituição foi votada inicialmente com os votos favoráveis do PS, PSD e PCP,juntando-se mais tarde o CDS às respectivas revisões.

Todos estes partidos, com mais ou menos intensidade são de matriz socialista.

Anónimo disse...

Sinal dos tempos.
Eu vejo mais gente de matriz comunista no CDS da Terceira do que no PCP e no Bloco de Esquerda.

Anónimo disse...

A retirada de uma palavrinha na constituíção, que até hoje a ninguém preocupou, dá-nos porventura mais um minuto de felicidade?

Tretas de quem não tem que fazer.

Anónimo disse...

Olhe que Olhe que não camarada Barata
JNAS

Anónimo disse...

Caro Barata
Talvez tenha sido esta frase sem efeito prático(basta ver a antítese ao socialismo que tem sido o percurso da sociedade Portuguesa)que tenha sido o garante da sociedade não ter empreendido um verdadeiro caminho socialista...
Quanto aos termos eles têm assumido na sociedade Portuguesa(e mundial)um cinismo que tem servido para alienar os povos quando as religiões só por si, já não conseguem ser o ópio do Povo.

Arquivo do blogue