24 de janeiro de 2006

Qualquer dia emigro.

Leio com atenção este post de José Medeiros Ferreira sobre um assunto que tem sido alvo de reflexão minha há muito tempo.
Porque artes que não sabemos a Autoeuropa é um exemplo de eficiência e boa gestão? Porque artes que não sabemos a Microsoft vem para Portugal? E a Rhodhs? E a Clarks? E mais esta e mais aquela e mais aquela outra?
Do post de Medeiros Ferreira permiti-me o desplante de escolher esta pérola: "Ora aqui está uma boa diplomacia económica aplicada. Afinal estamos bem cotados no exterior. Porque será que tantos dos nossos empresários domésticos não se dão conta?". Permita-me V.Exiª que lhe diga, de diplomacia entenderá V. Senhoria saberá alguma coisa, mas de negócios não entende nada.
O que se passa neste país - se é que a isto ainda se pode chamar um país,- é uma relação com os empresários estrangeiros como a que as "putas" têm com os "chulos". É verdade. Na relação Estado/Empresário estrangeiro, o Estado é a puta rafeira das imediações do Instituto Superior Técnico, o Empresário estrangeiro é o chulo que leva a parte de leão. Na relação do Estado com o empresário português, este último é uma pobre puta tesa e o Estado é um chulo de fato comprado numa loja de nome duvidoso na Rua dos Fanqueiros e peúga CD branca metida dentro de um sapato de verniz feito em São João da Madeira, ciumento que lhe leva o dinheiro todo e que não "fode" nem sai de cima.
Bem sei que V.Exiª, não está habituado a esta linguagem de um simples empresário Português que à custa de muito trabalho e sacrificio, obteve uns "lucrozinhos" e teve que fazer uma letra para pagar os impostos porque o estado não lhe paga a tempo e horas, mas cobra escandalosas taxas de 12% de juros sobre os seus créditos. Contudo, numa hora destas e depois do Estado ter pedido, a mim e a todos os Portugueses, mais sacrifícios e se preparar para pagar ao sr. Bill Gates para investir em Portugal, só me apetece mesmo é mandar isto tudo para a casa do "careca" e emigrar para um país de economia liberal, mas liberal mesmo, onde não haja a mínima hipótese de se ser sequer perto de socialista, onde o conceito de estado social seja quase proibido.

Sem comentários:

Arquivo do blogue