10 de outubro de 2003

NOBEL DA PAZ

SHIRIN EBADI

Se há coisa da qual me orgulho é do meu sentido de justiça. Há dias "postei" sobre a academia sueca, a propósito do prémio Nobel da literatura. "Postei" e "bostei"e outras coisas acabadas em EI e continuarei a fazê-lo. A desconfiança começou quando foram Nobel da Paz dois assassinos de Guerra do nosso tempo um palestiniano outro Israelita. Um deles, ao que parece, ainda anda por ai a mandar matar inocentes que são mandados pelos amigos do outro matar os amigos deste. A sintaxe parece aquela da Zézinha N. Pinto. Sabem do que falo, Não?
Se o Nobel da Paz 2003 tivesse ido para o meu "comunistasinho" de estimação, o adorável "Guafista" Luís Inácio Lula da Silva, Então nunca mais sequer ficava à escuta da TSF para saber que havia sido o laureado. Nem queria mais saber da academia, se existia se não. Eles ralados! Mas eu mais livre menos dependente de uma ansiedade.

Shirin Ebadi foi uma boa escolha, aliás todas as mulheres que lutam, no mundo árabe, contra a opressão da condição de mulher seriam boa escolha, ela melhor do que ninguém representa estas mulheres. Estão agora, as mulheres árabes, mais bem colocadas para esta luta. Uma luta que não tem bombas, nem mísseis nem acaba com a divisão de terras ou de poços de petróleo mas representa a própria condição de existir. O direito de existir como ser Humano. É bastante.

Sem comentários:

Arquivo do blogue