Caro amigo André, mesmo no passivo, gosto sempre de discutir estas coisas. Tu mesmo, agora no activo, quantas vezes no passivo as discutiste comigo no activo? Pareço a Zézinha Nogueira Pinto.
Estou de acordo contigo, também sabes que no activo estive muitas vezes em desacordo com o Sr. Pinheiro. O Sr. Pinheiro tem ideias de esquerda e um discurso dúbio, eu sou assumidamente um liberal em termos económicos e um conservador naquilo que é bom.
O tema do sistema eleitoral nos Açores é dos mais irritantes com que me debati desde que me interesso por estas coisas.
Repara: todos os partidos dizem que está mal e que é preciso mudar; todos os partidos apresentam na ALRA propostas que de ante-mão sabem não são aceitaveis nem consensuais.
Conclusão: Niguém quer mudar o sistema porque dá jeito a todos.
Por exemplo o PCP há dias apresentou um ante-projecto que na sua filosofia é muito semelhante ao que Eu e o Sr. Pinheiro e o Carteiro do Corvo (G.P do Partido Popular) apresentamos na legislatura 1996/2000. Na altura o PCP não foi capaz de concordar connosco.
Apenas uma pequena confissão: Um dia em conversa nos passos perdidos, quase no final da legislatura, quando já não havia nada a fazer, José Decq Mota disse-me que na generalidade concordava com a nossa proposta, por garantir a proporcionalidade, mas que a mesma assentava no aumento no número de deputados e na criação de um 10º circulo eleitoral para aproveitamento dos votos sobrantes e que isto não é aceitável pela grande maioria da opinião Açoriana.
Sem comentários:
Enviar um comentário